VERSÍCULOS DA BIBLIA

MUNDO ISRAEL

Líder iraniano chama Israel de "cachorro raivoso" por "genocídio" em Gaza

Iranian Supreme Leader's Website/HO/AFP

Aiatolá Khamenei discursa em Teerã pela festa do Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã. Khamenei apelou ao mundo islâmico para armar palestinos que lutam contra "o regime sionista"

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, condenou com firmeza nesta terça-feira (29) os ataques de Israel na faixa de Gaza, o que classificou como um "genocídio" em um discurso por ocasião do fim das celebrações muçulmanas do Ramadã, além de ter chamado o Estado judeu de "cachorro raivoso".

"Hoje, o assunto principal para o mundo do islã e talvez para toda a humanidade é a faixa de Gaza. Um cachorro raivoso e um lobo predador atacam seres humanos inocentes. A humanidade deveria reagir a isso como corresponde", disse em seu tradicional discurso em Teerã por ocasião da festividade de Eid al-Fitr, que encerra o mês do Ramadã.


Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza



O líder supremo iraniano pediu colaboração ao mundo para que ajudem a nação palestina a "se mobilizar", informou a agência de notícias iraniana Irna.

"O presidente dos Estados Unidos [Barack Obama] ordenou o desarmamento da resistência para impedir que responda após tantos crimes. Ao contrário de sua reivindicação de que o Hamas e a Jihad [Islâmica] devem se desarmar, o mundo, especialmente o islâmico, tem o dever de mobilizar a nação palestina da maneira que for possível", afirmou.

O principal líder espiritual e político da República Islâmica do Irã classificou de "genocídio" e de "enorme catástrofe histórica" o resultado dos 21 dias de ofensiva militar israelense em Gaza e o lançamento de foguetes pelas milícias palestinas.

"Os culpados e seus apoiadores devem ser condenados e punidos no mundo todo. Os que se preocupam devem reivindicar seu castigo", afirmou.

Mais de 1,1 mil palestinos (a maioria civis), 55 israelenses (a maioria soldados) e um tailandês morreram nos choques armados ente o Exército israelense e as milícias palestinas, nos lançamentos de foguetes de Gaza contra Israel e nos bombardeios das Forças Armadas israelenses sobre o território palestino.
Ampliar


Protestos pelo mundo contra ofensiva de Israel sobre Gaza98 fotos89 / 98
28.jul.2014 - Palestinos seguram armas de plástico durante uma manifestação contra a ofensiva militar de Israel na faixa de Gaza, após as orações do feriado 'Eid Al-Fitr', em frente ao Domo da Rocha da mesquita de Omar, o terceiro local mais sagrado do Islã na cidade velha de Jerusalém. O Conselho de Segurança da ONU se juntou o presidente dos EUA, Barack Obama, em um pedido de cessar-fogo imediato em Gaza, depois que Israel e Hamas ignoraram as chamadas para uma trégua Ahmad Gharabli/AFP

Khamenei também agradeceu os presentes pelo "comparecimento massivo" nas manifestações em todo o país na última sexta-feira, quando o Irã lembrou o 'Dia de Jerusalém' (Al Quds, em árabe).

"O dia de Al Quds foi um grande dia. Em um clima caloroso, nosso povo em jejum, homens e mulheres e, especialmente mulheres respeitando o código de vestimenta islâmico, o chador, com seus bebês no colo, tomaram parte nas manifestações", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

você pode gostar de:

evangelico
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BRASILEIRÃO

Tabela gerada por Central Brasileirão